top of page

Terráqueos, o premiado documentário sobre como tratamos os animais


Earthlings (Terráqueos, em português) é um documentário estadunidense de 2005, escrito, produzido e dirigido por Shaun Monson e co-produzido por Persia White.

É narrado pelo ator e ativista dos direitos animais Joaquin Phoenix, que também é vegano e membro da PETA, maior organização de defesa dos direitos animais do mundo. A trilha sonora foi composta exclusivamente para o documentário pelo músico Moby.

É muito bem construído, de linguagem clara, que chama a atenção para um ponto de vista diferente. Ele supõe alguém que chegue de fora, alguém de um outro planeta, que venha conhecer a Terra e os seus habitantes. Alguém que não conheça nada sobre a Terra e os seus costumes. Alguém de um outro planeta que não sabe quem são os habitantes da Terra e como eles se comportam. Esse alguém verá aqui muitos seres. Animais selvagens de todos os tipos e tamanhos, animais nas águas, nos ares e na terra. Verá bilhões de animais presos, confinados para servirem de alimento para um outro ser, que parece comandar a coisa por aqui: O homem. Para esse alguém que vem de fora, somos todos terráqueos, pois somos todos habitantes da Terra.

Mostra a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos."

O filme mergulha profundamente em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, Earthlings usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente de animais para o lucro.

Poderoso, informativo e provocador, Earthlings é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interesses econômicos humanos. Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este transcende o cenário.

Atenção! Contém imagens fortes que mostram a realidade cruel que nós humanos submetemos diariamente os mais diversos animais. Ou seja, mostra a nossa pior face.

Veja o trailer

Assista o filme

Destaques
Posts Recentes
Procure por Tag
bottom of page