top of page

Grama para gatos

Cuidadosos com a higiene, os gatos passam de duas a três horas lambendo o próprio pelo para se limparem. Parte desses fios é engolida, e se acumula no estômago dos bichanos, formando o tricobezoar conhecido como bola de pelo. Uma forma fácil de evitar o problema é oferecer grama de milho de pipoca para seu gato. Pode parecer brincadeira, mas a planta contribui, e muito, para a digestão e o bom funcionamento intestinal dos felinos.

Para quem tem um quintal ou mesmo aqueles que moram em apartamento, a solução é bem prática e barata. Basta espalhar um punhado de grãos de milho de pipoca – aquela de saquinho para estourar na panela – em um pote, vaso ou jardineira com terra adubada. Evite que as sementes fiquem muito juntas. Cubra com terra e coloque o recipiente em local ensolarado, regando por cerca de 10 dias, tempo para as raízes começarem a aparecer. Tenha cuidado para não encharcar, apenas mantenha a umidade.

Entre três ou quatro semanas, a grama de milho de pipoca já estará pronta para o consumo! A planta brota rapidamente e faz o maior sucesso entre os bichinhos. Repita o plantio sempre que puder. Seus gatos vão agradecer, pode apostar! É importante ressaltar que, após comer as plantinhas, os pets costumam vomitar, removendo assim os pelos acumulados. Então, não se assuste.

As bolas de pelo são eliminadas naturalmente pelo vômito ou pelas fezes dos felinos, em frequências variadas, dependendo do comprimento da pelagem. Elas geralmente não causam grandes problemas, mas, em casos extremos, podem provocar obstrução do estômago ou do intestino do gato. Algumas medidas podem ajudar a prevenir a formação dos tricobezoares, como a escovação regular e o uso de ração de boa qualidade. Em caso de dúvida, procure sempre ajuda profissional.

Outras plantas que seu gato pode comer

Além da grama de milho de pipoca, há outras plantinhas de fácil cultivo que são recomendadas para satisfazer as necessidades do seu pet, como alface, aveia e alpiste. Além de ajudar na eliminação das bolas de pelo, a camomila e o capim santo ajudam a reduzir as dores estomacais dos bichinhos. A erva-doce é um “santo remédio”, tanto para nós quanto para os gatos, em especial as fêmeas em período de lactação, aumentando a produção de leite.

Fonte aqui.

Destaques
Posts Recentes
Procure por Tag
bottom of page